segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Viagem bate-volta para Jundiaí por apenas 8 reais o trajeto

Relógio da estação de Jundiaí. Crédito: Eduardo Mate.
Nem sempre uma viagem precisa ser longa quando se está em situações normalmente ditas como adversas para relaxar, como em datas fora dos feriados prolongados, do período de férias ou quando se está com pouco dinheiro. É possível fazer viagens curtas e rápidas no mesmo dia, gastando pouco. A partir de agora pretendo contar parte dessas experiências, mesmo as que não sejam tão bacanas. Compartilhar essas dicas sempre são de importância, afinal, quem nunca faz aquela busca no "Google" antes de se encorajar para uma aventura nova?

O primeiro roteiro escolhido foi Jundiaí, uma cidade de interior que fica a 57 quilômetros de São Paulo. Eu e meu acompanhante decidimos não planejar o que fazer - embora isso não seja recomendado ao fazer qualquer viagem -, pois acredito que as vezes é bom não roterizar algumas coisas para ser surpreendido. Escolhemos o destino, entre outras coisas, pela curiosidade de andar na linha 7 (Rubi) da CPTM que saí da estação Luz, passando pela Barra Funda, com destino a Francisco Morato e interligação ao nosso destino escolhido, Jundiaí. Utilizamos o Bilhete Único, cuja passagem custa de R$ 4,00​ para ida e  R$ 4,00 para volta, ou seja, econômico desde o começo. 

O caminho é agradável, pois o horário e dia (domingo) não são de pico, logo o trem não é lotado. Ainda assim optamos em ficar de pé próximos da porta para poder apreciar com mais zelo as paisagens e locais por onde passamos. O trajeto total demora cerca de 1h30. Passamos pela região metropolitana de São Paulo, por bairros conhecidos como Lapa (é possível ver o Mercadão) e Vila Clarice, além de atravessar a ponte "Comunidade Húngara" sob o Rio Tietê. O transporte ainda passa próximo ao famoso Pico do Jaraguá. Nota-se ainda o desnível socioeconômico de moradias em cada região. Dentre as belezas, estão as paisagens da natureza. São montanhas cheias de árvores, áreas alagadas naturalmente, lagos e gado. Passamos ainda por dentro de um túnel antigo quando já estavamos no interior paulista após a troca de trem (no outro lado da plataforma) ao chegar na estação Francisco Morato. Seguimos por mais quatro estações em um caminho sinuoso até Jundiaí. A estação é clássica, como voltar ao tempo, com um lindo relógio.

Ao sair da estação nos deparamos com vários táxis e um terminal de ônibus da cidade logo em frente. Apesar do município passar por polêmicas em relação a regulamentação dos aplicativos de locomoção, decidimos optar por esse meio: mais seguro e econômico. Vale lembrar que apesar de termos como meta começar a viagem bate-volta às 8h30, nos atrasamos e chegamos em Jundiaí somente às 17h30. Andamos pela região até chegar em uma unidade do Sesc, que possui uma linda arquitetura de formato redondo. Mais tarde, após pegarmos dicas de onde jantar, eis que nos direcionamos até um local incrível chamado "Beco Fino". O point (quase como um condomínio ou uma vila) reúne várias opções de bares, restaurantes, buffet e até mesmo uma casa de boliche. Essa é uma ótima opção para fugir dos shoppings na hora de se alimentar. Ao caminhar subir suas ruas, andar pelo estacionamento e lembrarmos que o “Beco” parece um pouco lugares que já conhecemos no Chile, Argentina e Estados Unidos. Enfim, decidimos jantar na cantina e pizzaria “Verace”.

O local é agradável e aconchegante. Escolhemos uma mesa central no deck com vista para o local, possível ver o céu estrelado. Os garçons são educados e prestativos. Uma grande surpresa aos apaixonados por azeite: ao pedir pizza, eles deixam na mesa ao menos quatro tipos diferentes de azeite de oliva extra-virgem, como o português e o espanhol. Os sabores também são dos mais diversos e saborosos. Seguimos a sugestão do garçom e saboreamos o sabor "Caccio e Pepe", recheada com queijo muçarela de búfala, queijo brie francês, com cada fatia acompanhada de uma camada de geleia de pimenta levemente picante e gotas de azeite de tangerina. Uma delícia. O valor também é justo, cerca de 62 reais na pizza tamanho seis pedaços. Ao sair já eram quase 21h e fomos de volta para a estação da CPTM para fazer o caminho de volta. Passamos um final de tarde e noite no interior, com gasto aproximado de 85 reais por pessoa. Voltaremos mais cedo para apreciar outros lugares, como a dica que recebemos do Parque da Cidade. 

Nenhum comentário: