terça-feira, 30 de dezembro de 2014

#VIAGEM - NOVA IORQUE INESQUECÍVEL - PARTE 1

Se você pretende fazer uma viagem internacional para os Estados Unidos e pensa em ir para a Disney ou Miami (tradicionais destinos de brasileiros), pare neste momento e não exclua a grandíssima Big Apple da sua meta.

Vou fazer uma série de postagens - a partir desta - com dicas e impressões que julgo relevantes para suprir as curiosidades e tirar falsas impressões desse encantador destino. 

Na foto: Eduardo Mate e ao fundo vista de Manhatan

Nova Iorque é a região mais povoada dos EUA, porém, isso não faz dela menos interessante e não, ela não é extremamente cara como alguns dizem. É verdade que a cotação do dólar está nas alturas e sempre instável, mas com planejamento é possível comprar dólares com boa cotação para sua viagem, que certamente será inesquecível.  

Quando dizem Big Apple (Grande Maça) para se referir a Nova Iorque pode haver outro motivo, mas para mim é devido a grandiosidade dos arranhas-céu de Manhattan. Pense numa região com quarteirões grandes e prédios enormes de São Paulo, pois bem, em Nova Iorque eles são muito maiores e ainda mais lindos. 

A locomoção pela cidade é fácil e o transito não é pior do que de São Paulos nos horários de pico (que atualmente são quase todos). Por isso opte em andar de metrô, onde é possível comprar um bilhete semanal por aproximadamente 30 dólares. O metrô é o melhor meio para se locomover, mas preciso avisar que é bom ter um mapa em mão, pois a extensão de suas linhas é tão grande que chega ser confusa e você pode se perder para sempre (brincadeira) nos trens e estações. Numa mesma linha, por exemplo, a vermelha, possui 3 destinos diferentes, ou seja, três linhas numa só. As informações não são tão claras, os vagões estreitos e se você for aventureiro pode ir de um vagão ao outro. A maioria das estações também possui wi-fi, o que é bom. Se você possui pavor de ratos, talvez prefira o trânsito, pois é frequente ver os ratos nas plataformas. Eles são grandes, mas quietos. Achei parecidos com o Lester do seriado "O Mundo de Beakman", o que deixou a experiencia mais divertida e agradável. 

Na foto: Lester do seriado 'O Mundo de Beakman'


Outra forma divertida de se locomover é com uma espécie de 'Tuk-tuk', mas que ao invés de motor é conduzida por um ciclista que pedala uma bicicleta com o carrinho onde os passageiros sentam atrás. A maioria das 'Tuk-tuks' se concentram no final da 5ª Avenida. Alguns dos motoristas gostam de correr entre os carros e fazer curvas intensas. Se você gosta de emoção ficará feliz com os carros do seu lado buzinando. O preço é de aproximadamente 3 dólares por minuto (mas você consegue negociar valor fechado até o local desejado). 

Na foto: Eduardo Mate em frente a faxada da loja Macy's e um táxi amarelo

Não deixe de andar nos tradicionais táxis amarelos. Quando não estiver trânsito vale mais a pena pelo preço. É costume americano dar caixinha para os motoristas, cerca de 20%. Diferente do Brasil, quase todos os táxis e tudo em Nova Iorque aceita cartão de crédito e antes que me perguntem, não, não parcelam (isso não existe lá). 

Essa é a primeira parte da publicações, nas próximas falarei sobre alimentações, compras, Broadway, curiosidades, Central Park, Estátua da Liberdade entre outros. 

2 comentários:

Suellen Fernandes disse...

Adorei o post! Muito bem elaborado. Após essas dicas quem for aos EUA com certeza vai colocar NY no roteiro de viagem.

Anônimo disse...

Du,
Amei a postagem, principalmente a comparação com o Lester... rsrs
Adorei as fotos também! Está lindo!
Beijo
Desirée