segunda-feira, 4 de maio de 2015

"DZI CROQUETTES" CONQUISTA MAIS UMA VEZ SÃO PAULO

Longas filas com um público ansioso e empolgado. O encantamento, maquiagem, purpurina, vestidos sensuais, salto alto, pernas peludas e muita dança entram em cena. É o espetáculo musical "DZI Croquettes em Bandália" que desembarcou em São Paulo para três apresentações únicas que ocorreram nas noites dos dias 1º, 2 e 3 de maio. 

Essa foi a primeira passagem do espetáculo em terras paulistas desde seu lançamento, há três anos. A peça foi elaborada a partir do sucesso do premiado documentário "DZI Croquettes" (2009), dirigido por Tatiana Issa e Raphael Alvarez.

Crédito da foto: Eduardo Mate

O grupo "DZI Croquettes" formou-se nos anos de 1970, no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, sob o rigor e talento formidável do americano Lennie Dale (1934-1994). Eram ao todo 13 artistas completos que se uniram e criaram um movimento de liberdade em plena ditadura militar brasileira. O espetáculo conquistou os cariocas e posteriormente desembarcou em São Paulo, onde foram projetados nacionalmente, mas logo veio a censura. Durante o exílio os jovens "DZI" não se abalaram, seguiram adiante e encantaram de forma única a plateia da Europa. Anos depois, voltaram ao Brasil, onde houve a desintegração do grupo, mas nunca do ideal. 

Com a repercussão do documentário que retratou essa história de mais de 40 anos, três membros da formação original, Ciro Barcellos (que dirige a peça), Bayard Tonelli (que faz participação especial em cenas lúdicas), Claudio Tovar (responsável pelo figurino) e novos talentos se reuniram para fazer uma homenagem e contar uma nova história: "DZI Croquettes em Bandália". 


                                                                      Crédito da foto: Eduardo Mate

A peça mostra um grupo de jovens artistas que após assistirem ao documentário do "DZI Croquettes" se reúnem numa garagem com dois "DZI" originais para modificarem a caretice do teatro que se tornou habitual. A partir daí, como numa república, os 12 artistas vivenciam diversas situações, repletas de rituais, com dança, comédia, drama, energia, sensualidade, sapateado e música de diversos seguimentos, que passam pelo rock, samba, tango, MPB, etc. 

        Crédito da foto: Eduardo Mate

Filas quilométricas se formaram em frente ao teatro João Caetano, no bairro Vila Clementino. As apresentações foram gratuitas e fizeram parte do "Circuito São Paulo de Cultura", organizado pela Prefeitura. Foram aproximadamente 1.500 pessoas em apenas três sessões. O público era variado e não se incomodou de esperar quatro horas na fila para ficar mais próximo do palco e lotar o teatro. Aplaudidos em pé no final de cada sessão, os "DZI" foram gentis ao atender todos no final da apresentação. Muitas fotos e elogios pelo trabalho envolvente e emocionante que tocou os espectadores de diferentes idades durante os 110 minutos de espetáculo.


                                                                      Crédito da foto: Eduardo Mate

Além de Ciro Barcellos e da participação especial de Bayard Tonelli, o espetáculo contou com os atores: Bruno Gissoni (o mais recente "DZI"), Demetrio Gil, Franco Kuster, Leandro Melo, Lukas Lima, Pedro Valério, Ricardo Burgos, Rodolfo Goulart, Sonny Duque e Udylê Procópio.


                                                                     Crédito da foto: Eduardo Mate

Ao término da última apresentação, o público se questionava quando teriam a oportunidade de assistir mais uma vez ao "DZI". 

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa Edu!!!! Adorei
beijos SÔ

Anônimo disse...

Du,
Está de parabéns pelo blog.
Adorei sua postagem! Tenho certeza que a experiência foi incrivel!
Grande beijo
Desirée