terça-feira, 21 de outubro de 2014

#VIAGEM - CONHEÇA O ENCANTO DE 'SÃO FRANCISCO XAVIER' (SP)

Se você estiver a procura de uma viagem rápida e próxima do município de São Paulo, onde a natureza, os encantos das águas e a gastronomia andam juntas, e que também seja um distrito charmoso, acolhedor e romântico, 'São Francisco Xavier' - no interior paulista de 'São José dos Campos' -, é o seu roteiro ideal. 


Vista das Montanhas de São Francisco Xavier - Crédito: Eduardo Mate
Esse encantador distrito entre as montanhas da 'Serra da Mantiqueira' reserva experiências especiais para casais, amigos ou para passeios em família. Entre tantas belezas, indico primeiramente uma visita a 'Cachoeira Pedro Davi', que é de graça. Aconselho uma caminhada até o local - prefira sempre fazer os roteiros a pé para aproveitar mais -, onde você poderá passar por trilhas e estradas em meio as árvores. 


Crédito: Eduardo Mate
Crédito: Eduardo Mate
Caso seja curioso, quando avistar uma placa 'Bruxinhas do Mato', siga ela (sem medo). Você saíra em um lugar especial para recarregar suas energias com banhos de ervas, massagens e ainda poderá fazer comprinhas de incensos divinos. 

Crédito: Eduardo Mate
Se você gosta de caminhar, vá a pé até a 'Truticultura e Restaurante Serra das Águas', são aproximadamente 8 Km de distância da matriz do distrito. Você passará por pontes, bifurcações, árvores, rios, estradas, igrejas e por um minúsculo vilarejo até chegar numa grande subida. Lá em cima você estará num lugar lindo, com um restaurante e alguns criadouros de Trutas. No local, siga uma trilha (meio arriscada por estar na beira de uma montanha e ser estreita num precipício) e sairá numa cachoeira pequena e linda. Com detalhes surpreendentes, como pedras pequenas amontoadas como se fossem casas de doendes ao longo do riacho que se forma. 

Crédito: Eduardo Mate
Crédito: Eduardo Mate
A própria cidade é muito acolhedora, com loja de artesanatos, duas igrejas, praças movimentadas, trailer com o tradicional "Bolinho Caipira" da região, pousadas e várias opções gastronômicas de ótima qualidade. São pizzarias, restaurantes com massas artesanais, bares e estabelecimentos que servem peixes e guloseimas. Destaco o "Photozofia", que além de um saboroso cardápio, ainda oferece um espaço fantástico para atrações artísticas. No piso superior, por exemplo, existe uma linda decoração. As fotos ficam ótimas e os momentos passados por lá ainda mais agradáveis. 

Crédito: Eduardo Mate

Essas dicas resumidas mostram como esse lugar é agradável, surpreendente e cheios de encantos. Realmente vale a pena visitar, seja para uma rápida viagem de final de semana ou para passar alguns dias. 

Crédito: Eduardo Mate

Nenhum comentário: