sexta-feira, 7 de novembro de 2008

SINAL VERMELHO PARA O LIXO ELETRÔNICO

-->
Saiba qual o melhor destino para os aparelhos eletrônicos fora de uso

O projeto “Mutirão do lixo eletrônico” promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, acontece até o dia 1º de novembro na capital paulista e até o dia 9 no litoral e interior de São Paulo.

Pilhas, co
mputadores e televisores jogados de maneira incorreta no ambiente podem causar intoxicações, desenvolver doenças como câncer e poluir lençóis freáticos - fatores que podem levar até a morte. O e-lixo (lixo eletrônico) é confundido com "spam" (e-mail com propaganda indesejada ou vírus) – o que pode afetar o ato de interesse pela reciclagem de utensílios eletrônicos .

Na maioria das vezes o lixo apresenta um destino impróprio pelas grandes nações que são responsáveis pelo grande consumo desse material. Com a justificativa de que são mercadorias recondicionadas, computadores antigos e outras sucatas eletrônicas são destinadas a países sub-desenvolvidos como os africanos, porém esse material pode causar degradação ambiental por não estar em boa
s condições de utilização e por não possuírem um destino adequado a esse tipo de lixo.
O que mais preocupa as organizações ambientais é o aumento de consumo dos utilitários eletrônicos como celulares, computadores, MP3 dentre outros. Esses produtos são trocados com maior rotina devido ao grande avanço tecnológico e da cultura de consumo. No entanto não há um crescimento equivalente de postos que recebam esse material quando forem descartados como e-lixos.
Para evitar esses problemas, eventos como o de mutirões ocorrem com maior freqüência em diversos municípios
- na capital paulista, é possível encontrar lugares onde são realizados a coleta de lixo eletrônico durante todo o ano - como lojas de celulares, comércio de aparelhos eletrônicos e nas agências de bancos.

Postos de coleta:

Banco Real
http://www.bancoreal.com.br

AACD
http://www.aacd.org.br/

Centro Espírita Nosso Lar – Casas André Luiz
http://www.andreluiz.org.br

ABRE – Associação Brasileira de Distribuição de Excedentes
http://www.abre-excedente.org.br

Ver lista completa no site do Mutirão
http://www.ambiente.sp.gov.br/mutiraodolixoeletronico

Nenhum comentário: