quarta-feira, 12 de novembro de 2008

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL É A NOVA OPÇÃO DOS TURISTAS

Conheça a prática do ecoturismo

Lugares exóticos e alguns quase não modificados pelo grande avanço das cidades – esse é o cenário encontrado por adeptos do turismo ecológico.
O ecoturismo era realizado deste o década de 80 por diversos grupos de jovens que gostam de se divertir, viajar e preservar a natureza. Edgar Werblowsky é um dos pioneiros dessa idéia e, auxiliou no processo de regulamentação da atividade no país, que hoje cresce 13% mais que o turismo comum no ano segundo a Organização Mundial do Turismo.
Em 1985, o conceito de turismo ecológico foi oficializado, mas apenas em 1987 surgiu a Comissão Técnica Nacional, responsável pela implantação da prática no Brasil e idealizada pelo Ibama e Embratur.
A agência de turismo Freeway Brasil, foi a primeira empresa a desenvolver o ecoturismo em nosso país - com 25 anos de história procuramos a assessoria de imprensa da Freeway para entender melhor como é a prática dessa atividade.


Acontece - O que o turismo ecológico oferece?
Freeway - O turismo ecológico, ou ecoturismo, oferece uma forma de turismo voltada para a apreciação, o conhecimento, a interação respeitosa do turista com o ecossistema da região, a vida selvagem e as comunidades locais.

Acontece - Qual a diferença entre Ecoturismo e turismo comum?
Freeway - No turismo comum, as pessoas contemplam estaticamente o que conseguem enxergar, sem muita participação ativa, no ecoturismo existe movimento e interação. Na busca de experiências únicas e exclusivas, caminham, tomam chuva e sol, para ter um contato muito mais próximo com a natureza. Além disso, no ecoturismo as pessoas ficam ansiosas por obter informações sobre as curiosidades relacionadas à natureza, costumes e história da região.

Acontece - O que leva uma pessoa a optar pelo ecoturismo ao invés de ir a uma grande cidade?
Freeway - Isso depende de cada um. Há pessoas que gostam de viajar sem nenhum roteiro especifico ou apenas para descansar, costumam ir ao shopping e praias, mas existem aquelas que gostam de explorar a região ao máximo. Geralmente quando a pessoa gosta desse tipo de viagem, ele prefere viajar a lugares onde o ecoturismo pode ser explorado. As paisagens, dunas,
praias e comunidade da região, são exemplos que o ecoturismo apresenta maior oportunidade de exploração da viagem do que no turismo clássico.

Acontece - O crescimento pela procura do ecoturismo representa risco como degradação ambiental?
Freeway - Não, muito pelo contrário. As pessoas que optam por esse tipo de viagem, gostam da natureza, e se preocupam em conservá-la. Além disso, também existe uma grande preocupação por parte das operadoras, elas incentivam e aconselham os ecoturistas a preservar a região em que está sendo visitada.

Acontece - Qual é a responsabilidade de desenvolvimento sustentável implantada nesses lugares pelas empresas de turismo?
Freeway - A preocupação com o meio ambiente é o ponto mais importante de empresas de ecoturismo. Então, implantar o desenvolvimento sustentável nessas regiões se torna uma questão fundamental, já que a degradação do meio ambiente se torna cada vez mais evidente e preocupante.

Acontece - Quais são os roteiros mais procurados?
Freeway - O destino nacional mais procurado é Fernando de Noronha e o internacional é a Patagônia na Argentina.

Nenhum comentário: