sábado, 4 de setembro de 2010

DIRETOR-GERAL DA OMC, PASCAL LAMY É O ENTREVISTADO DO PROGRAMA É NOTÍCIA

A entrevista será exibida com excluvidade neste domingo, dia 5, à 0h30, na RedeTV!
Classificação: Livre.
O jornalista Kennedy Alencar entrevistou o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy para o programa É Notícia, da RedeTV!. O encontro aconteceu na sede da OMC, em Genebra, na Suíça. Entre os assuntos abordados, Lamy falou da importância da imigração e fez análises sobre a economia mundial.
Durante a entrevista, Lamy contou que as barreiras sociais enfrentadas por estrangeiros ao entrarem na Europa, como imigrantes, representará um problema para o continente nos próximos anos: "No meu ponto de vista, a longo prazo, a Europa - que é o único continente do planeta onde a população vai diminuir nos próximos 50 anos - precisará da imigração para manter o nível de vida e sustentar os seus sistemas de proteção social", afirmou.
O entrevistado comentou as afirmações do presidente Lula, durante os últimos acordos comerciais com nações da América do Sul, de que os países emergentes devem se unir para serem tratados como potências pelos países mais ricos: "No mundo de hoje, não há mais ricos e pobres. Há ricos, países emergentes e países pobres. Por isso que países emergentes também devem reconhecer que a visão de Lula sobre isso é correta", constatou. Lamy também falou como o otimismo brasileiro colaborou com este novo status: "Hoje, quando olho para o Brasil, em comparação há 20 anos, vejo pessoas muito mais positivas que olham para o futuro", afirmou.
Pascal Lamy ainda analisou as consequências da crise econômica mundial de 2008 e disse que a iniciativa dos Estados em ajudar bancos a fugirem da falência, foi fundamental: “Se os bancos quebram, a população também quebra", ressaltou.
E ainda no programa, o diretor-geral da OMC falou de sua trajetória política, discutiu a Rodada Doha - nova negociação sobre a liberalização do comércio entre os países - e relembrou sua infância na França.

Nenhum comentário: